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MATÉRIA DO JORNAL DA ACI-NH 20/04/2019

PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

       

A Associação Comercial realizou no último dia 12 de abril, palestra A Importância do Atendimento ao Cliente em parceria com a Faculdade Santa Rita e o Instituto de Psicologia e Coach Ambrósio e Fornasari para empresários, colaboradores e alunos. A palestra foi administrada pelo Coach de Sucessão Antônio Fornasari Neto e pela Psicóloga Clínica Cognitiva Comportamental Letícia Ambrósio. A ACI-NH agradece a presença de todos e parabeniza os palestrantes pela excelente apresentação.

DICAS PARA QUEM QUER SAIR DO VERMELHO E

VIVER NUMA BOA

Antes de procurar a empresa credora para tentar a renegociação dos débitos, é fundamental saber como está seu orçamento doméstico.

 

  1. Primeiros passos

Feito o orçamento doméstico, veja se há alguma sobra de dinheiro para pagar os débitos em atraso.  Se todo o dinheiro que entra já está comprometido, reveja as despesas mensais e analise o que pode ser cortado.  O ideal é que as despesas fixas comprometam menos que 70% do orçamento mensal.

As despesas fixas são aquelas que chegam todo mês em casa, como conta de luz, água, escola, aluguel, alimentação (incluindo supermercado e comer for de casa), saúde e transporte.

  1. Consulta de débito

Você sabe o tamanho da sua dívida? Ou seja, sabe o quanto deve e para quais empresas deve?

Com essas informações você pode então negociar diretamente com o credor, sem qualquer tipo de intermediário.

Lembre-se: da mesma forma que está buscando uma opção para sair do vermelho o credor também está interessado em receber.

  1. Será que minha dívida caducou?

Não é porque se passaram cinco anos do vencimento da dívida que ela simplesmente desaparece.

Este prazo é determinado pelo artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor para que o CPF permaneça na base de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois desse tempo, a dívida não fica mais visível, mas ainda existe e pode continuar a ser cobrada pelo credor.

  1. O que é prescrição de dívida?

Prescrição é a perda do direito de a empresa exigir na Justiça a cobrança da dívida.

Caso o credor tenha ingressado com ação de cobrança, o prazo de prescrição começa a ser contado novamente. Todos as dívidas têm um prazo de prescrição, conforme determina o Código Civil (artigo 206). As dívidas decorrentes da falta de pagamento de boletos bancários, cartão de crédito, financiamentos e plano de saúde, por exemplo, além de contas de serviços públicos, como água, luz e telefone, prescrevem cinco anos após a data de vencimento.

Com as dicas da Boa Vista SCPC e ACI-NH é possível sair do vermelho renegociando as dívidas com planejamento financeiro e ficar numa Boa!

 

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